Você sabe o que é palha italiana? Confira neste post!

4 minutos para ler

Você sabe o que é palha italiana? Já ouviu falar dessa guloseima genuinamente brasileira? É isso mesmo! Pelo nome há quem acredite que esse doce é italiano, mas foi inventado no sul do nosso país pelos imigrantes e leva um delicioso ingrediente: o brigadeiro. 

A receita é tão simples que você mesmo pode fazer em casa, seja para saborear essa delícia ou para fazer uma renda extra. Afinal, vender doces é lucrativo! Mas antes de preparar a palha italiana, que tal conhecer um pouco da história do nosso doce italiano abrasileirado? Vamos lá!

Afinal, o que é palha italiana e como ela surgiu?

Esse doce incrível, que é uma mistura de brigadeiro e biscoito triturado, surgiu depois da década de 40. Reza a lenda que os imigrantes italianos que moravam no sul do Brasil decidiram replicar seu famoso doce salame di cioccolato.

Mas não encontraram todos os ingredientes disponíveis por aqui e, por isso, tiveram que adaptar a receita. A bolacha petit-beurre foi substituída pela bolacha Maizena e o chocolate pelo brigadeiro. Essa mistura de culturas deu certo! E o porquê desse nome? 

A “palha” foi escolhida em homenagem à casca das amêndoas, como são chamadas por lá. E é um dos ingredientes utilizados na receita original para dar mais sabor ao doce. Já o sobrenome, italiana, faz referência à culinária que inspirou a sua criação. 

Do que ela é feita e como preparar essa delícia?

Depois de conhecer um pouco sobre essa iguaria, vamos aprender como fazê-la? Como já vimos, a palha italiana tradicional leva bolacha Maizena e brigadeiro. Então, corre lá no armário para pegar todos os ingredientes. Você vai precisar de: 

  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 g de chocolate em pó;
  • 1 colher de margarina sem sal;
  • 200 g de bolacha Maizena triturada;
  • açúcar refinado para confeitar.

O preparo da palha italiana é bem simples! Faça o brigadeiro com leite condensado, o chocolate e a margarina. Assim que se soltar do fundo da panela, retire do fogo e misture a bolacha triturada. Depois coloque essa mistura untada em uma travessa.

Então, deixe esfriar por cerca de 1 a 2 horas na geladeira. Logo após, você já pode cortar em cubos e passar no açúcar. Depois de preparar, é só reunir a família para comer esse doce delicioso. Ou começar a vender hoje mesmo!

Existem outros sabores de palha italiana?

Sabia que você ainda pode incrementar sua palha italiana para dar um toque especial? A versatilidade da palha italiana junto com a criatividade do brasileiro já rendeu combinações incríveis para agradar a todos os paladares. E, hoje, é possível encontrar uma infinidade de sabores. 

Os mais comuns e que têm se tornado os preferidos dos brasileiros são de leite ninho, churros, Ovomaltine, Nutella, brigadeiro branco, prestígio e Oreo. Há ainda quem goste do doce com maracujá, morango, kiwi, nozes, amendoim, café, coco e limão.

Também pode ser produzida nos mais variados formatos. Ela pode ser montada no pote ou servida no palito em festas e eventos. Essas são maneiras de inovar para quem deseja ter sucesso nas vendas! Então, está esperando o que para ganhar dinheiro vendendo palha italiana?

Agora que você já sabe o que é essa iguaria, pode começar a fazê-la em casa ou encontrar uma empresa referência no ramo para experimentá-la, e até revendê-la e ser feliz. Com certeza, todos que provarem vão ficar com um gostinho de quero mais! 

Se você quiser descobrir novos sabores de palha italiana ou aprender como aumentar a sua renda com essa gostosura, segue a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook e Instagram!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Você sabe o que é palha italiana? Confira neste post!

Deixe um comentário